Carteira de Habilitação

O Detran é responsável pela emissão da CNH – o documento que te dá todos os direitos de dirigir um veículo automotor pelas ruas do Brasil. Existe todo um processo para que você tenha sua 1ª habilitação em mãos. É um processo longo e um pouco trabalhoso. Aqui, vamos sintetizar esse processo, falando um pouco sobre esses passos e dando algumas dicas para você obter sucesso durante o processo. Veja:

Passo 1 – Dirija-se até a sede do Detran PE mais próxima da sua casa. Você dará início ao processo pagando as taxas (consulte o valor atualizado diretamente no Detran) e deixando sua digital, uma foto e a assinatura eletrônica. Após isso, você será encaminhado para os exames de visão e psicológico (que também serão cobrados). Ao ser aprovado nos exames, você é encaminhado para o passo 2.

Passo 2 – Você terá que escolher uma autoescola para começar as aulas teóricas. Lembre-se que essa autoescola deve ser regularizada junto ao Detran (veja aqui dicas para escolher uma autoescola). Após a matrícula, você assistirá 45 horas de aula teórica com temas como: direção defensiva, sinalizações, regras de trânsito, mecânica básica, etc. Você deverá ter 100% de presença e no final das aulas, você passará por uma avaliação no Detran, onde terá que responder 30 questões e acertar, ao menos, 70%. A sua autoescola marcará a prova e, ao passar, você será encaminhado para o 3º passo.

Passo 3 – Nesse passo você começará as aulas práticas. Você terá que fazer 20 horas de aula prática (aulas de dia e de noite). Se o instrutor sentir que você está pronto, ao final das 20 horas, você será encaminhado para o teste final. Caso seja necessário, será recomendado mais algumas aulas antes do teste. No dia da avaliação o candidato deverá mostrar que é capaz de fazer uma baliza (de acordo com as diretrizes estabelecidas), dirigir na rua seguindo as normativas do trânsito e convencer o avaliador de que é merecedor da habilitação provisória.

Ao vencer todos esses passos o Detran Pernambuco emite uma carteira provisória (1ª Habilitação) que terá validade de 1 ano. Nesse período, o novo motorista não poderá cometer infrações graves e gravíssimas, para assim, ter acesso a habilitação definitiva.

Para mais informações clique aqui.